sábado, 24 de setembro de 2011

Encontro com os Pais

Às vezes ficamos sem ideias para um Encontro de Pais... e sempre gosto de modificar os temas de acordo com o grupo de pais do ano. Outro dia, conversando com uma mãe, ela me dizia que não tinha tempo pra nada! Convido para isso... não posso... convida para aquilo... trabalho... enfim, acho que já viram esse filme antes, não?
Então, uma ideia é: dentro do encontro ler essa estória acima e falar um pouco do tempo para a catequese, do Domingo, da participação na missa e sobre o trabalho aos domingos. Depois de ler a estória veja o roteiro que elaborei abaixo.



Roteiro: O Católico Valoriza o Domingo como o Dia do Senhor

Desenvolvimento do tema: De uns tempos para cá, é comum a abertura do comércio aos domingos. Em São Paulo, principalmente na região central, boa parte do comércio abre aos domingos. Isso já tem se tornado um trabalho ininterrupto em shoppings e lanchonetes. Tudo piora quando se está próximo de datas comemorativas como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia das Crianças e Natal.

Na Encíclica "Dies Domini", João Paulo II afirma que o domingo deve ser dedicado ao culto a Deus, através da participação na missa e também a atividades caritativas, por exemplo, visitar um doente, uma família necessitada, etc. Além disso, o domingo tem de ser reservado ao repouso e recuperação das forças vitais, ao encontro com a família (filhos) e os familiares.

Assim, não só João Paulo como Bento XVI alertaram os católicos quanto a guarda do domingo.
Bem, claro que os papas se baseam no terceiro mandamento do decálogo: "Guardar domingos e festas" e em outras passagens biblícas.

No Gênesis, Deus descansou no sétimo dia, depois de toda a obra que fizera. A instituição do Dia do Senhor contribui para que todos desfrutem do tempo de repouso e lazer convenientes ao espírito e ao corpo.

É preciso, então, resgatar o verdadeiro sentido do domingo para o Cristão Católico. Tenho percebido que na procura pelo emprego muitos interessados nas vagas ficam em uma situação difícil, pois é muito comum o trabalho 6x1 (uma folga por semana, mas não no domingo. Cai em qualquer dia). E não são serviços essenciais como hospitais, polícia, etc.

Nesse sentido a Igreja convida a todos os cristãos a fazerem um esforço quanto à santificação do domingo. Escolher um emprego em que não se tenha de trabalhar aos domingos.
Contudo, pode haver ocasiões em que o patrão exija que se trabalhe aos domingos, assim na medida do possível, entre em acordo com seu patrão ou mude o horário. Como disse anteriormente, a exceção recai nos trabalhos indispensáveis para o bom funcionamento da sociedade como hospitais, bombeiros, etc. As pessoas envolvidas nessas atividades são convidadas a encontrar um outro dia para seu momento de louvor ao Criador junto à sua comunidade, sua Igreja.


Questionamentos: E sua família (da catequese) tem participado da missa aos domingos?
O que vocês sentem quando vão a Igreja?
Quais são os obstáculos que encontram para que não participem da missa?
O que estão fazendo para vencer essas dificuldades?
De que forma o planejamento das atividades familiares poderia ajudar a eliminá-las ou contorná-las?
O que podemos comentar sobre esse assunto?
(deixar que os pais expressem suas ideias)

Leitura de um trecho bíblico (por um dos pais): Atos 2, 42-47. O trecho nos mostra como os primeiros cristãos valorizavam a participação na vida comunitária.

Encerramento: avisos, agradecimentos, oração e/ou canto final e marcar o próximo encontro.

Oração: Salmo 117,24 "Esse é o dia que o Senhor fez: seja para nós dia de alegria e de felicidade"


Fonte: CARTA APOSTÓLICA DIES DOMINI e Bíblia Sagrada

Um comentário:

Catequese Kids disse...

Parabéns pela escolha do tema e pela forma como o desenvolveu e conduziu...A falta de tempo já se tornou um "vício" na nossa sociedade, até as crianças já dizem que não tem tempo! hehehe! A gente escuta cada coisa delas...

Obrigada por partilhar conosco este rico material!

Um abraço forte,
Layse