quinta-feira, 29 de setembro de 2011

São Miguel, Rafael e Gabriel

Quer a Igreja que às crianças sejam ensinadas a doutrina sobre os Santos Anjos e implantada nos seus corações a devoção ao anjo da guarda, tão católica, e, como tal, tão útil, senão necessária; que nas famílias seja cultivada esta devoção com a recitação diária de orações aos Anjos de Deus.

Uma das primeiras orações que ensino às crianças é o "Santo Anjo do Senhor, meu zelozo guardador..." Lembro-me de tê-la aprendido na escola, estudei em escola católica, e de tê-la rezado por muito tempo. Quando adolescente acabei por não rezá-la mais... e já adulta, na faculdade, lembro de uma colega de classe que mencionou essa oração e que ela também havia aprendido na escola. E refleti, sentindo aí uma ação divina, por que havia me esquecido dela... e senti que era meu próprio anjo a me dizer: "ei, volte a rezar esta oração e não se esqueça de mim"!


A partir desse dia voltei a rezar essa oração tão simples e bonita todos os dias.

Por isso, deixo esse recado ao meu anjo da guarda e a vocês!
Que os catequistas ajudem a explicar aos catequizandos sobre os santos anjos e a tirar aquela visão de anjos como duendes que se espalhou de forma errônea por aí.



Voce sabia??

Os 9 Coros dos Anjos

Tronos
Chamados "Sedes de Deus", assistem aos anjos inferiores
Querubins
Anjos de plena capacidade de sabedoria e ciência, conforme S. Jerônimo e S. Agostinho
Serafins
Estão unidos a Deus de maneira especial, nos ardores da caridade.
Dominações
Dominam sobre os anjos a missão de executar as ordens de Deus e distribuir funções aos anjos inferiores.
Potestades
Condutores da ordem sagrada, agem junto ao governo do mundo e da Igreja.
Virtudes
Tem por missão afastar os anjos maus e obstáculos que se opõe às ordens de Deus
Principados
De ação mais extensa e universal, presidem reinos, províncias e dioceses.
Arcanjos
Enviados por Deus em missões especiais junto aos homens. Estão na presença de Deus e assistem o seu trono num número total de sete, dos quais conhecemos apenas três,
Miguel, Rafael e Gabriel
Anjos
Velam pela vida espiritual e corporal do homem, não só desviando-o dos perigos temporais e espirituais, mas também intercedendo por eles. A esta classe pertence o nosso Anjo da Guarda.


O “Ângelus”

Foram suficientes as poucas palavras do anjo para criar este piedoso e belo exercício na Igreja Católica e dirigidas, que discretamente foram à SS. Virgem recolhida em profunda oração, encontram eco em milhões de corações. Rezando nós o “Ângelus” a primeira “Ave Maria” deve nos lembrar da alegria que as palavras do anjo causaram ao Coração de Maria Santíssima, vendo-se elevada a tão alta dignidade. Na segunda “Ave Maria” ocupamo-nos com o “Fiat” da SS. Virgem, expressão do amor irrestrito a Deus e da profunda humildade da Mãe do Salvador. Ao recitar a terceira “Ave Maria” lembramo-nos da grande obra da Encarnação, que nos deu o Filho do Homem, a divina Mãe, e nos elevou à dignidade de sermos filhos de Deus.

Para Colorir!

 



O Anúncio do Anjo Gabriel a Maria













Nenhum comentário: