quinta-feira, 29 de setembro de 2011

São Miguel, Rafael e Gabriel

Quer a Igreja que às crianças sejam ensinadas a doutrina sobre os Santos Anjos e implantada nos seus corações a devoção ao anjo da guarda, tão católica, e, como tal, tão útil, senão necessária; que nas famílias seja cultivada esta devoção com a recitação diária de orações aos Anjos de Deus.

Uma das primeiras orações que ensino às crianças é o "Santo Anjo do Senhor, meu zelozo guardador..." Lembro-me de tê-la aprendido na escola, estudei em escola católica, e de tê-la rezado por muito tempo. Quando adolescente acabei por não rezá-la mais... e já adulta, na faculdade, lembro de uma colega de classe que mencionou essa oração e que ela também havia aprendido na escola. E refleti, sentindo aí uma ação divina, por que havia me esquecido dela... e senti que era meu próprio anjo a me dizer: "ei, volte a rezar esta oração e não se esqueça de mim"!


A partir desse dia voltei a rezar essa oração tão simples e bonita todos os dias.

Por isso, deixo esse recado ao meu anjo da guarda e a vocês!
Que os catequistas ajudem a explicar aos catequizandos sobre os santos anjos e a tirar aquela visão de anjos como duendes que se espalhou de forma errônea por aí.



Voce sabia??

Os 9 Coros dos Anjos

Tronos
Chamados "Sedes de Deus", assistem aos anjos inferiores
Querubins
Anjos de plena capacidade de sabedoria e ciência, conforme S. Jerônimo e S. Agostinho
Serafins
Estão unidos a Deus de maneira especial, nos ardores da caridade.
Dominações
Dominam sobre os anjos a missão de executar as ordens de Deus e distribuir funções aos anjos inferiores.
Potestades
Condutores da ordem sagrada, agem junto ao governo do mundo e da Igreja.
Virtudes
Tem por missão afastar os anjos maus e obstáculos que se opõe às ordens de Deus
Principados
De ação mais extensa e universal, presidem reinos, províncias e dioceses.
Arcanjos
Enviados por Deus em missões especiais junto aos homens. Estão na presença de Deus e assistem o seu trono num número total de sete, dos quais conhecemos apenas três,
Miguel, Rafael e Gabriel
Anjos
Velam pela vida espiritual e corporal do homem, não só desviando-o dos perigos temporais e espirituais, mas também intercedendo por eles. A esta classe pertence o nosso Anjo da Guarda.


O “Ângelus”

Foram suficientes as poucas palavras do anjo para criar este piedoso e belo exercício na Igreja Católica e dirigidas, que discretamente foram à SS. Virgem recolhida em profunda oração, encontram eco em milhões de corações. Rezando nós o “Ângelus” a primeira “Ave Maria” deve nos lembrar da alegria que as palavras do anjo causaram ao Coração de Maria Santíssima, vendo-se elevada a tão alta dignidade. Na segunda “Ave Maria” ocupamo-nos com o “Fiat” da SS. Virgem, expressão do amor irrestrito a Deus e da profunda humildade da Mãe do Salvador. Ao recitar a terceira “Ave Maria” lembramo-nos da grande obra da Encarnação, que nos deu o Filho do Homem, a divina Mãe, e nos elevou à dignidade de sermos filhos de Deus.

Para Colorir!

 



O Anúncio do Anjo Gabriel a Maria













sábado, 24 de setembro de 2011

Encontro com os Pais

Às vezes ficamos sem ideias para um Encontro de Pais... e sempre gosto de modificar os temas de acordo com o grupo de pais do ano. Outro dia, conversando com uma mãe, ela me dizia que não tinha tempo pra nada! Convido para isso... não posso... convida para aquilo... trabalho... enfim, acho que já viram esse filme antes, não?
Então, uma ideia é: dentro do encontro ler essa estória acima e falar um pouco do tempo para a catequese, do Domingo, da participação na missa e sobre o trabalho aos domingos. Depois de ler a estória veja o roteiro que elaborei abaixo.



Roteiro: O Católico Valoriza o Domingo como o Dia do Senhor

Desenvolvimento do tema: De uns tempos para cá, é comum a abertura do comércio aos domingos. Em São Paulo, principalmente na região central, boa parte do comércio abre aos domingos. Isso já tem se tornado um trabalho ininterrupto em shoppings e lanchonetes. Tudo piora quando se está próximo de datas comemorativas como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia das Crianças e Natal.

Na Encíclica "Dies Domini", João Paulo II afirma que o domingo deve ser dedicado ao culto a Deus, através da participação na missa e também a atividades caritativas, por exemplo, visitar um doente, uma família necessitada, etc. Além disso, o domingo tem de ser reservado ao repouso e recuperação das forças vitais, ao encontro com a família (filhos) e os familiares.

Assim, não só João Paulo como Bento XVI alertaram os católicos quanto a guarda do domingo.
Bem, claro que os papas se baseam no terceiro mandamento do decálogo: "Guardar domingos e festas" e em outras passagens biblícas.

No Gênesis, Deus descansou no sétimo dia, depois de toda a obra que fizera. A instituição do Dia do Senhor contribui para que todos desfrutem do tempo de repouso e lazer convenientes ao espírito e ao corpo.

É preciso, então, resgatar o verdadeiro sentido do domingo para o Cristão Católico. Tenho percebido que na procura pelo emprego muitos interessados nas vagas ficam em uma situação difícil, pois é muito comum o trabalho 6x1 (uma folga por semana, mas não no domingo. Cai em qualquer dia). E não são serviços essenciais como hospitais, polícia, etc.

Nesse sentido a Igreja convida a todos os cristãos a fazerem um esforço quanto à santificação do domingo. Escolher um emprego em que não se tenha de trabalhar aos domingos.
Contudo, pode haver ocasiões em que o patrão exija que se trabalhe aos domingos, assim na medida do possível, entre em acordo com seu patrão ou mude o horário. Como disse anteriormente, a exceção recai nos trabalhos indispensáveis para o bom funcionamento da sociedade como hospitais, bombeiros, etc. As pessoas envolvidas nessas atividades são convidadas a encontrar um outro dia para seu momento de louvor ao Criador junto à sua comunidade, sua Igreja.


Questionamentos: E sua família (da catequese) tem participado da missa aos domingos?
O que vocês sentem quando vão a Igreja?
Quais são os obstáculos que encontram para que não participem da missa?
O que estão fazendo para vencer essas dificuldades?
De que forma o planejamento das atividades familiares poderia ajudar a eliminá-las ou contorná-las?
O que podemos comentar sobre esse assunto?
(deixar que os pais expressem suas ideias)

Leitura de um trecho bíblico (por um dos pais): Atos 2, 42-47. O trecho nos mostra como os primeiros cristãos valorizavam a participação na vida comunitária.

Encerramento: avisos, agradecimentos, oração e/ou canto final e marcar o próximo encontro.

Oração: Salmo 117,24 "Esse é o dia que o Senhor fez: seja para nós dia de alegria e de felicidade"


Fonte: CARTA APOSTÓLICA DIES DOMINI e Bíblia Sagrada

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A Dinâmica de um Blog de Catequese

Achei esse texto fantástico e quero partilhar para que fiquemos atentos a nossa proposta de evangelização. O texto é longo, mas vale a pena.

"Gostaria aqui de fazer um alerta a quem se propõe hoje, a ter um blog de catequese ou que defenda a Evangelização.
Neste terceiro milênio, muito longe se ser apenas uma ferramenta de comunicação, a internet ou web, tornou-se um “mundo” além do nosso cotidiano. É o mundo “virtual” onde vivem, quase que literalmente, muitas pessoas. Ali, ou “aqui” no caso, proliferam-se idéias, disseminam-se informações e criam-se novas “crenças” todos os dias. E o blog é apenas uma das formas de “fazer” parte deste mundo.

E esse mundo precisa ser “evangelizado”. As pessoas já não saem mais tanto de casa, já não se permitem tanto contato físico e relações de olho no olho. Além de que os internautas, normalmente, são pessoas que se encontram afastadas da religião e não freqüentam os templos. Quem quer evangelizar e levar o Projeto de Jesus ao mundo, precisa, portanto, estar na web.
Por permitir atualização rápida, ser de fácil utilização e interação com leitores; o blog vem sendo utilizado por muitos catequistas e outros agentes de pastoral para esse fim. É uma maneira muito eficiente de divulgar conteúdos, partilhar experiências e espalhar a mensagem cristã.
No entanto, o que tenho percebido ultimamente nos blogs de catequese, é que eles estão se afastando de seus objetivos primários. Hoje por exemplo, encontramos inúmeras associações entre blogueiros. Com os catequistas não poderia ser diferente. Claro que unindo-se é bem mais fácil divulgar conteúdos e disseminar os valores cristãos. Mas essa união está sendo desvirtuada. Não raro encontramos blogs cujo objetivo maior é angariar seguidores e aumentar o número de acessos. Para “ver o que”, não está importando muito.
Algumas associações não fazem outra coisa que não seja distribuir “selinhos” entre si e fazer promoção para aumentar o número de visitantes. Participando de um grupo por mais de seis meses, chega-se a um ponto em que já não há mais espaço no layout do blog para colocar tanto banner e selo. E o blog começa a ficar “poluído”. E os posts não falam de outra coisa que não seja “promoção” disso, divulgação daquilo. É selo pelo aumento de seguidores, selo pelo aumento de acessos, selo pelos aniversários, selo por selo, simplesmente.

Isso é evangelizar? Será que os leitores do blog querem saber dessas coisas?
Outra coisa que se observa, é que não há muita preocupação com o “conteúdo” dos posts e nem com a responsabilidade de se estar representando uma instituição cuja Tradição remonta há milênios. Se no meu perfil eu digo que sou “católica”, “catequista” e este blog é para “evangelização”; devo, primariamente, obedecer a essas diretrizes.

Se sou católica, meus conteúdos devem ser orientados pelas doutrinas e normas da minha Igreja. Se sou catequista devo, antes de tudo, ser exemplo e observar os documentos que orientam minha missão; se evangelizo, tenho o compromisso de buscar a Palavra de Deus, o Evangelho como orientação de minha conduta. Tem-se “copiado” e “colado” muita coisa da internet, de outros blogs, sem se verificar a fonte e, às vezes, nem o conteúdo! Onde está a criatividade? Da mesma forma que toda semana precisamos planejar e tornar os encontros de catequese melhores, precisamos tornar o espaço do blog atrativo, interessante e novo a cada dia!

Outra coisa: o que pensa um internauta ao acessar um blog de um catequista católico e imediatamente escutar música evangélica? Nada contra música evangélica. A música é uma forma de louvar a Deus. Eu escuto música evangélica. Mas se tivesse música de fundo em meu blog, ela seria católica. E textos sem a fonte ou a autoria? Se não sei eu digo e se duvido, eu pesquiso.
É preciso tomar cuidado também com sugestões de leitura, textos, sites, música, vídeos… A doutrina espírita, por exemplo, é muito parecida com a católica. A maioria dos espíritas, é cristã. Mas um católico NÃO ACREDITA EM REENCARNAÇÃO! Vai contra toda a base da doutrina católica, da RESSURREIÇÃO e da vida eterna. Textos católicos devem sempre referir-se aos NOSSOS VALORES E CRENÇAS! Assim como no ambão da Igreja, na internet, em nossas páginas, somos a voz da nossa Igreja.

Precisamos louvar a atitude de catequistas que, além de servir em suas paróquias, doando seu tempo, se propõe a estar todos os dias na internet divulgando o Projeto de Jesus. E eles têm autoridade para isso. Afinal, se tem o aval da Igreja para evangelizar em nossas paróquias e comunidades, podem perfeitamente fazê-lo na Web. E temos a felicidade de ver cada vez mais este espaço sendo tomado por agentes de nossa Igreja.
Só que, junto com todas as coisas boas que tem acontecido, tem se percebido a falta de formação e zelo de muitos catequistas. No afã de tomar a web e ocupar espaço, peca-se às vezes. Inúmeros blogs possuem um visual poluído, com excesso de imagens e cores berrantes; ferramentas desnecessárias; alguns com música evangélica de fundo; com textos de orientação espírita e outras coisas não recomendáveis.
Sem falar no sem número de promoções para aumentar o número de acessos e seguidores! Isso, sem dúvida, necessário quando se quer alcançar a todos com sua mensagem. Em qualquer tutorial para se aumentar o número de seguidores em um site encontramos a seguinte orientação: visite o maior número de espaços possível, deixe comentários e o seu endereço. Faça interação com outros sites, divulgue links e o seu será divulgado. Evidentemente que esse “comentário” tem que ser mais que um: “estive aqui, me visite também”.
No entanto percebemos que os blogs de catequese estão utilizando demais a distribuição de “selinhos”, comemorativos ou não. É uma espécie de “corrente”: quem recebe tem a obrigação de distribuí-lo a mais “x” pessoas e colocá-lo em sua página.
Se buscarmos a origem da distribuição de “selos”, veremos que “Selo” é algo que certifica, que dá qualidade. É uma marca de excelência na execução de uma determinada atividade. Não estou dizendo que os blogs não têm qualidade. Só estou dizendo que para “certificar” algo ou alguém, no mínimo, devemos ter “autoridade” para isso! Com que critérios se certifica a qualidade de alguma coisa? O que se deve saber ou, que experiência se precisa ter, para determinar se um blog tem ou não relevância na evangelização? E em prol da audiência, a distribuição de “selinhos” está substituindo a “mensagem” de Jesus Cristo!

Um apelo a todos os catequistas blogueiros: Preocupem-se mais com a “mensagem”; do que se estão ou não tendo mais seguidores. Preocupem-se com novas formas de evangelizar para atingir aqueles que estão afastados de Deus; do que se estão recebendo comentários. Gastem seu tempo criando dinâmicas, roteiros, métodos inovadores; e não “selinhos” de divulgação. Leiam com atenção tudo que encontrarem e assim saberão de que “doutrina” o texto está falando. Visitem outros espaços, deixem sim, comentários inteligentes mostrando que realmente leram o que está escrito. Divulguem aquilo que é bom, sugiram links que acrescentem à formação de outros catequistas. Usem esse novo areópago de evangelização, mas com critério.
E conversem, partilhem sempre, apóiem-se, elogiem as práticas vitoriosas, divulguem projetos, unam-se… E para isso a única regra é fazer ecoar a Palavra, estar imbuído dos melhores propósitos, fazer valer a presença do Espírito Santo de Deus em nós… não é necessário nenhum “selinho”."

Texto por: Angela Rocha
Colunista do Portal Católicos
http://catolicos.vialumina.com.br/index.php/a-dinamica-de-um-blog-de-catequese/

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Fique atualizado!

O evento acontecerá em São Paulo, capital, e será assessorado por Ir. Custódio Cardoso, IIC. e Equipe.

Dias:01 de Outubro das 08h às 18h. 02 de Outubro das 08h às 16h.
Local: Auditório da UNIFAI – Ipiranga, Av Nazaré 993.
Informações: Bonifácio (17) 3521-7879/8274-8543 ou canto.pastoral@ig.com.br





sábado, 17 de setembro de 2011

Arremesso Bíblico


Os catequizandos ampliam o vocabulário religioso com essa atividade que enfatiza a importância do trabalho em grupo. Depois faça uma avaliação como as crianças se comportaram. Bom Jogo!

Idade: a partir dos 8 anos

O que desenvolve: capacidade de usar a Bíblia, o interesse pela descoberta de novas palavras e o espírito de pesquisa

Como fazer: Com uma caneta divida uma placa de EVA de 80 cm de lado em 16 pedaços. Cada um deve ter 20 cm. Em outro pedaço quadrado de EVA de 60 cm de lado, risque 9 casas.

No mesmo material, faça um alfabeto completo e mais um jogo só de vogais. As letras tem de medir de 16 a 18 cm de altura. Num dos diagramas, fixe as consoantes com cola quente e no outro, as vogais. Atenção com a quantidade de letras do alfabeto, pode-se tirar as menos usadas como w, y e x.
Na tabela da vogais, repita algumas. Providencie um dado e confeccione um saquinho pesado (com areia). Todos os catequizandos irão usar a Bíblia.

Como jogar:
Divida a turma em 2 equipes. Sorteie 2 crianças de cada grupo: uma jogará o dado e a outra será o porta-voz. Se forem poucas crianças o catequista pode fazer essa parte. A primeira equipe joga o dado. O número que sair será o número de arremessos do saquinho de areia nos diagramas. O objetivo é formar o início de uma palavra que o grupo vai completar usando a Bíblia.
Enquanto saem as letras, os grupos acompanham a sequência da palavra. Depois de acabados os arremessos, dê uns 5minutos para que o grupo leia as palavras encontradas na Bíblia (ou frases).
Por exemplo: M - Moisés, Mandamentos, etc.
Não é necessário acumular pontos.

* Pode-se usar sílabas, como JE - SUS/ PAS -TOR e tentar formar frases a partir dessas palavras.

* A criança que está jogando o saquinho acaba mirando em letras que formam uma palavra que ela tenha em mente.

sábado, 10 de setembro de 2011

Mês da Bíblia

Olá querida e querido catequista,

estamos celebrando o mês da Bíblia e também postarei novidades bíblicas por aqui! Estive um pouco ausente, problemas com o blog, internet e resolvendo algumas coisitas...

Este ano, a CNBB propõe o estudo do livro do Êxodo, a saber: Ex 15,22 – 18,27. O tema é "Travessia: passo a passo o caminho se faz" (Ex 15,22 – 18,27) e o lema, "Aproximai-vos da presença do Senhor". (Ex 16,9)

Lindas frases, não?

Há uma grande identificação com este texto, pois estamos em contínuo movimento de vencer etapas e realizar projetos e  temos certeza de que o Senhor está conosco. Afinal, sem nos aproximarmos da presença do Senhor não iremos a lugar algum.

Comemoramos também no dia 23 de setembro o início da Primavera! Estação maravilhosa, na qual tudo renasce, assim como a nossa vida... eterna!


Bom setembro pra você!




 



Pergaminho (antigo) e a Bíblia (atual)







 

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Achei bem legal esse Pai Nosso em Libras. Podemos ensinar aos nossos catequizandos!