segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Filmes na JMJ

Com o seu passe de peregrino você poderá entrar em todas as salas de forma gratuita. O resto das pessoas que desejem ir, poderão entrar pagando um preço simbólico de 1 euro, que será destinado ao Fundo de Solidaridade, que a JMJ tem para ajudar os jovens de países que posuem menos recursos a deslocarem-se a esta festa mundial da juventude em Madrid.

Alguns dos Filmes que serão exibidos:

  •  Encontrarás Dragões (formação do Opus Dei),






  • Milagros (que trata do primeiro milagre reconhecido a João Paulo II e que levou à sua beatificação).
  • O Jardineiro de Deus (filme dirigido e escrito pela italiana de origem romena Liana Marabani e com Christopher Lambert no papel de monge agostiniano Gregor Mendel (1822-1884), pai da genética moderna).
  • Cristiada (baseada num episodio verídico da Época Cristera no México, durante a década dos anos 20 do século passado. Cristiada apresenta diferentes personagens que desde a sua perspectiva e carácter se envolveram numa luta por defender a sua religião).

  • Il Etat une
  • Popieluszko
  • O Rosário das Estrelas
  • Super Brother
  • The Calling
  • El gran milagro (um filme de animação em 3D)
  • Katyn
  • Homens e Deuses
  • La Última Cima
  • A Paixão de Cristo
  • Disparando a perros

domingo, 21 de agosto de 2011

JMJ - Atores apresentam o lado católico de Hollywood



Acompanhem!

  
O ator de ‘Transformers’ Matthew Marsden assegurou que os atores e atrizes de Hollywood “não são só entretenimento” e que muitos deles “são católicos, têm fé e vão à igreja com suas famílias” embora isto não saia nas revistas.
“Não vamos ver nos titulares que um ator vai à missa, mas há muitos atores católicos em Hollywood”, sublinhou Marsden que quis “mostrar esse outro lado” da balança do cinema durante a apresentação do Programa de Cinema da JMJ no qual serão exibidos vários filmes de temática religiosa.

Nesse sentido, a responsável pelas atividades de cinema da JMJ, Teresa Ekobo, elogiou que o cinema religioso seja possível e agradeceu a “gratuidade absoluta” dos filmes, que foram cedidas por seus autores para este programa, ao mesmo tempo que agradeceu a generosidade dos donos dos cinemas da rua Fuencarral, que esta tarde estarão abertos para a exibição de mais de uma vintena de filmes em 16 salas.

Do mesmo modo, a atriz de ‘High School Musical’ e a primeira Embaixatriz da ONU para a Juventude – desde novembro de 2010 –, Monique Coleman, destacou que teve a sorte de fazer seus sonhos realidade mas que não estaria onde está sem sua fé nem sem a força de Deus. Por isso, afirmou que quer compartilhar sua fé com os jovens.

Enquanto, o protagonista do filme francês ‘Il Etait une Foi’, Gabriel de Lepinau, anunciou que no próximo ano ingressará no Seminário e explicou que ele e seu companheiro de filme Charles Guilhamon, percorreram o ano passado 12.000 quilômetros em 20 países para descobrir a fé das pessoas com o passar do mundo e, especialmente, em lugares onde os cristãos estão esquecidos ou perseguidos, como o Iraque, Índia, Nepal ou em algumas comunidades da Amazônia.
Deste modo, ambos explicaram que viajaram a estes países em bicicleta, de igreja em igreja para descobrir “todas as caras”. “Esta viagem tinha que apoiar-se na confiança na providência divina”, assinalou Lepinau.

Por sua parte, o padre William Raymond, que dirige uma produtora que desde 1947 se dedica a filmes religiosos em Hollywood, explicou que sua última produção ‘O Rosário das Estrelas’ surgiu como resultado da proposta de JPII de que os jovens não deixassem de rezar o rosário, para o que no filme se mostra como várias estrelas do mundo do cinema, do espetáculo e do esporte, rezam o rosário e se costuma fazê-lo, e também destacou que é possível rezar via online com “gente famosa”.

fonte: blog.bibliacatolica.com.br e ACI/Europa Press

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

DIA DOS PAIS

Essa primeira atividade é só imprimir, fazer uma moldura com papel cartão e no meio colocar a foto do catequizando (peça para ele trazer no encontro e vocês preparam).


Sabe aquelas sobras de papel... ideal para esta atividade. Para confeccionar a camisa do papai você vai precisar de:

- botões pequenos
- papel camurça
- papel fantasia ou de papel de presente
- papel laminado


quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Meu Pai

Reconheci meu pai
pelo suor derramado de sua testa,
pelos calos conquistados em suas mãos e pela força de teus braços que tu me deste, meu pai, a proteção calorosa do lar, a terna herança do saber e a honra de sempre me levantar, mesmo quando o mundo parece me derrubar ou diminuir.


Sei que estás cansado dos anos que carregas nas costas, calejado dos sofrimentos que ganhaste na pele e abatido das perdas que sofreste em tua vida.
E sei que tudo isso foi somente porque muito me amas e porque me quiseste dar um futuro melhor, uma vida mais confortável e mais digna do que aquela que tiveste.
Tu, que perdoaste a mim, que longe de ti gastei tudo que tinha, é capaz de me perdoar tantas e tantas vezes que nem consigo contar.
Preferia ser o filho prodígio ao filho pródigo, mas tu sempre me recebes de braços abertos sem se importar com o papel que represento no mundo.

Meu pai, meu exemplo, meu orgulho!
Acima de ti somente Deus, diante de ti o mundo inteiro e dentro de ti o amor verdadeiro!
Apesar de todo o amor que me votas, meu pai, ainda quero te pedir mais um favor, porque meu coração de filho ainda não compreende a dimensão da palavra pai.
Por isso, o que suplico a você é paciência com o meu jeito de ser!



Letícia Martins - Revista Família Cristã n. 860 agosto de 2007 - Paulinas (p. 11)





quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Terço Vocacional

(preparar o ambiente com vela, cruz, faixas com nomes das vocações, fotos, livros, etc)

Oferecimento do terço:

D: Rezemos este terço pedindo a Virgem Maria, Mãe das Divinas Vocações, pelas intenções do Santo Padre, pelo aumennto  das vocações e santificação do clero, pelo nosso pároco, pelas famílias, pelos catequistas, pelas missões e por todas as nossas intenções.

T: Creio em Deus Pai todo-poderoso, Criador...

(as 3 primeiras Ave-Marias em honra a SS. Trindade - Deus Pai, Filho e Espírito Santo)

I Mistério: Vocação Cristã

Viver a vocação humana e cristã à luz da fé e da mensagem de Cristo, dando continuidade à missão do Senhor, assumindo o batismo nos seus traços de chamamento à santidade e sendo membro ativo da comunidade, dando testemunho do Reino.

Pai Nosso, 10 Ave-Maria, Glória, ...

II Mistério: Vocação Laical

Leigo é o cristão que viveu sua vocação batismal, integrando evangelização, libertação e anúncio profético do Reino, transformando a sociedade e suas estruturas injustas, pela presença dos valores evangélicos no âmbito da família, da escola, da política, etc, sendo corresponsável no serviço da comunidade eclesial.

Pai Nosso, 10 Ave-Maria, Glória, ...

III Místério: Vocação Sacerdotal

O sacerdote é o cristão assinalado pelo Sacramento da ordem que o põe a serviço do povo de Deus. Cabe a ele, como ministro, servo, pastor e mediador, articular e dinamizar comunidades vivas de fé, de testemunho e de espírito missionário, em comunhão com os fiéis e seus pastores.

Pai Nosso, 10 Ave-Maria, Glória, ...

IV Mistério: Vocação Religiosa

O religioso é o cristão consagrado a Deus pelos votos. Compromete-se a seguir radicalmente o Senhot e se põe a serviço da Igreja com total gratuidade, sendo testemunha profética e comunitariamente, do deus Vivo e do reino de Cristo com valores absolutos e definitivos.

Pai Nosso, 10 Ave-Maria, Glória, ...

V Mistério: Vocação Missionária

Missionário é o cristão que, como leigo, sacerdote ou religioso, consagra sua vida à obra do Evangelho dispondo-se a transmitir aos outros a luz e a alegria da fé.

Pai Nosso, 10 Ave-Maria, Glória, ...

Salve Rainha....

terça-feira, 2 de agosto de 2011



 
Neste desenho do celular é necesário cortar onde está indicado para aparecer a palavra papai quando fechar.


segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Nossa Sra. dos Anjos

Nossa Senhora dos Anjos é um dos muitos títulos e devoções à Virgem Maria. São Francisco de Assis tinha uma devoção especial a este título. Nossa Senhora dos Anjos é patrona da Ordem dos Franciscanos. É no interior da basílica a ela dedicada que está a capela de Porciúncula, local especialmente caro a São Francisco de Assis e onde o santo veio a falecer. Seu biógrafo conta que Deus havia revelado a Francisco que Nossa Senhora tinha uma predileção especial pela capela já que Porciúncula em italiano significa “pedacinho”.

Segundo o testemunho de Bartolomeu de Pisa, a origem da Indulgência da Porciúncula deu-se deu-se assim:

Uma noite, do ano do Senhor de 1216, Francisco estava compenetrado na oração e na contemplação na igrejinha da Porciúncula, perto de Assis, quando, repentinamente, a igrejinha ficou repleta de uma vivíssima luz e Francisco viu sobre o altar o Cristo e à sua direita a sua Mãe Santíssima, circundados de uma multidão de anjos. Francisco, em silêncio e com a face por terra, adorou a seu Senhor.
Perguntaram-lhe, então, o que ele desejava para a salvação das almas. A resposta de Francisco foi imediata: "Santíssimo Pai, mesmo que eu seja um mísero pecador, te peço, que, a todos quantos arrependidos e confessados, virão a visitar esta igreja, lhes conceda amplo e generoso perdão, com uma completa remissão de todas as culpas".
O Senhor lhe disse: "Ó Irmão Francisco, aquilo que pedes é grande, de coisas maiores és digno e coisas maiores tereis: acolho portanto o teu pedido, mas com a condição de que tu peças esta indulgência, da parte minha, ao meu Vigário na terra (Papa)". E imediatamente, Francisco se apresentou ao Pontífice Honório III que, naqueles dias encontrava-se em Perusia e com candura lhe narrou a visão que teve. O Papa o escutou com atenção e, depois de alguns esclarecimentos, deu a sua aprovação e disse: "Por quanto anos queres esta indulgência"? Francisco, destacadamente respondeu-lhe: "Pai santo, não peço por anos, mas por almas".
E feliz, se dirigiu à porta, mas o Pontífice o reconvocou: "Como, não queres nenhum documento"? E Francisco respondeu-lhe: "Santo Pai, de Deus, Ele cuidará de manifestar a obra sua; eu não tenho necessidade de algum documento. Esta carta deve ser a Santíssima Virgem Maria, Cristo o Escrivão e os Anjos as testemunhas".
E poucos dias mais tarde, junto aos Bispos da Úmbria, ao povo reunido na Porciúncula, Francisco anunciou a indulgência plenária e disse entre lágrimas:"Irmãos meus, quero mandar-vos todos ao paraíso!"


A data de 02 de agosto para celebrar Nossa Senhora dos Anjos foi determinada por ter sido o dia em que São Francisco ali recebeu a indulgência do Dia do Perdão, que ano mais tarde veio a ser celebrado pela Igreja toda por decreto do Papa Pio XII.

Assim, todos no dia 02 de agosto (das 12h do dia 1º de agosto até as 24h do dia 02) podem adquirir a Indulgência Plenária, com as seguintes condições:

Visitar uma igreja paroquial, onde se rezará o Pai-nosso e o Credo na intenção do Papa, receberem a Confissão e a Comunhão Eucarística.


Oração a Nossa Senhora dos Anjos


Augusta Rainha dos Céus e Senhora dos Anjos
vós que desde o princípio recebestes de Deus
o poder e a missão de esmagar a cabeça de satanás,
humildemente vos rogamos que envieis as legiões celestes,
para que, às vossas ordens, persigam os infernais espíritos,
combatendo-os por toda parte, confundam a sua audácia
e os precipitem no abismo. Amém!
Nossa Senhora dos Anjos, rainha dos Frades Menores,
Rogai por nós que recorremos a vós.


Fonte: FERRAZ, Orlando. Maria, mãe de todos os homens. Títulos que honram Nossa Senhora. 3ª ed. 2005. Novo Rumo.