quinta-feira, 30 de junho de 2011

SEMANA DO PAPA

Fiz essa atividade com minha turminha e eles gostaram muito dos "Apóstolos de Palitos"!

Como fazer:
  • Imprima o desenho abaixo e recorte.
  • Separe 12 palitos de churrasco sem a ponta
  • separe fita adesiva trasparente, lápis de cor e canetinhas coloridas
As crianças podem colorir os apóstolos e colocar os nomes no quadrado perto de seus pés.
Depois cole os palitos atrás da figura e coloque um retângulo de papel para fixar melhor.

Aí é só contar a passagem do Evangelho que narra a escolha dos doze ( e de Pedro como pastor da Igreja).







 

segunda-feira, 27 de junho de 2011


História bíblica que envolve boas interpretações e contextualiza todo cenário, não só religioso, mas também político da época em que se passa. O ator Omar Sharif  vive Pedro simples pescador que se tornou um dos pilares do cristianismo. A produção conta seu drama ao tentar divulgar o cristianismo por todo Império romano, além de retratar a sua forte amizade com São Paulo. Juntos, os dois homens ajudaram a mudar a historia da humanidade ao divulgarem a religião mais popular de todos os tempos numa época em que Roma já enfrentava crise.





Título Traduzido: Pedro e Paulo com Coragem e Fé (Título Original: Peter and Paul)
Gênero: Drama
Duração: 3 Horas e 17 Minutos

Esta produção distinta, estrelada por Anthony Hopkins e Robert Foxworth, captura a vitalidade, intensidade e humanidade de duas pessoas que foram incumbidas por Cristo com a maior responsabilidade da história – levar a religião para todo o mundo. Durante a sua jornada, eles enfrentaram uma violenta oposição e resistiram a incríveis torturas, e testemunharam a divina intervenção de Deus. Baseado nas Escrituras de e sobre Pedro e Paulo.

domingo, 26 de junho de 2011

Semana do Papa

De hoje a 3 de julho farei a Semana do Papa! Com variadas postagens referentes ao nosso Papa Bento XVI e também a S. Pedro. Espero que goste!

Sua Santidade o Papa Bento XVI

Nome de Batismo: Joseph Ratzinger

Nascido em Marktl am Inn (Alemanha) aos 16 de abril de 1927. Foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1951. Eleito Arcebispo de Munique em 25 de março de 1977 e sagrado no dia 28 de maio do mesmo ano. Cardeal da Santa Igreja em 27 de junho de 1977.
Eleito Papa dia 19 de abril de 2005, iniciando o ministério de Pastor Supremo da Igreja em 24 de abril de 2005. Além de teólogo, S. Santidade é um grande pianista!

"Que o Senhor o conserve e vivifique"

DIA DO PAPA


Por determinação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a solenidade de S. Pedro e S. Paulo fica trasferida do dia 29 para o 1° domingo de julho, este ano dia 3, para comemorar o Dia do Papa com orações de amor, veneração, respeito e obediência ao Vigário de Cristo na Terra, cabeça da Igreja Católica.

As coletas de todas as missas serão destinadas ao "Óbolo de S. Pedro", entidade social que, dirigida pelo Vaticano, visa a socorrer as necessidades materiais da Igreja no mundo inteiro.

terça-feira, 21 de junho de 2011

MISSÕES JOVENS EM SÃO PAULO NO MÊS DE JULHO

 








“Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (Col 2,7)
Inspirados pela XXVI Jornada Mundial da Juventude
PARTICIPE!

O nosso bispo auxiliar Dom Tarcísio esteve em nossa Paróquia para a celebração da crisma e falou desse projeto de Missão. Achei genial para todos e principalmente para a nossa juventude.

O  Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo convida você a participar de um ou mais projetos de Missão Jovem que serão realizados no mês de julho de 2011.
São várias e diferentes propostas de ações missionárias coordenadas por Pastorais, Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades que integram o Setor Juventude de nossa Arquidiocese. Este projeto de Ação Missionária do Setor Juventude é um dos frutos da Oficina Arquidiocesana do I Congresso de Leigos, “Vida e Missão junto à juventude"


CONHEÇA OS PROJETOS:

Projeto Missionárias Seculares Scalabrinianas

Projeto Comunidade Emanuel

Projeto RCC - Ministério Jovem

Projeto Pastoral da Juventude

Projeto Arsenal da Esperança

Projeto Comunidade Aliança da Misericordia

Projeto Comunidade Católica Shalom

Projeto Comunidade Canção Nova Projeto Missão Belém

Acesse, escolha e se inscreva: http://www.setorjuventudesp.blogspot.com/ 
 

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Simpósio de Mariologia

O Simpósio tem por finalidade criar, para a Igreja do Brasil, espaços de formação e aprofundamento acadêmico e vivencial na área da Mariologia, no desejo de aprofundar estudos de Mariologia nas perspectivas teológica e pastoral, oportunizando reflexão e debate qualificados de temas marianos presentes nas Sagradas Escrituras e as implicações decorrentes da presença de Maria na Igreja e no Instituto Marista, bem como a articulação destes temas com as questões contemporâneas.

As inscrições estão abertas até o dia 31 de maio e poderão ser feitas diretamente no site do Ano Mariano: anomariano.umbrasil.org.br. Para aqueles que desejam participar, a sugestão da organização é preencher o formulário o quanto antes. O investimento varia de R$ 140,00 a R$ 170,00, com materiais e coffee break inclusos.

A organização estima um público de cerca de 300 pessoas: educadores, membros de congregações religiosas, representantes da Igreja do Brasil e da América Latina, leigos participantes de pastorais, movimentos e organismos afins, além de convidados.

Das atividades programadas para o Simpósio destacam-se as conferências que esboçam diversos perfis marianos. Há também:  
Oficinas
de músicas marianas, teatro, poesia, expressão corporal, pintura, mosaico, contação de histórias e reciclagem compõem o grupo das atividades mais práticas. Grupos temáticos enfatizam e refletem a o papel da mãe de Jesus em diversos âmbitos da vida cristã. Temas como Maria nos carismas das congregações, Maria na catequese, Maria na evangelização de adolescentes e jovens, Maria nas pastorais sociais, Maria na Iconografia, Maria e a vocação do leigo e da leiga, Maria na vida dos Irmãos Maristas e Maria nos evangelhos serão refletidos nos grupos temáticos.

O evento conta ainda com show de Jorge Trevisol e lançamento de CD com músicas marianas. Uma peregrinação ao Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida marcará o término do evento no dia 21.

Para conhecer mais sobre o Ano Mariano e ter acesso a outras informações, acesse a página na Internet: anomariano.umbrasil.org.br ou escreva para anomariano2011@umbrasil.org.br.

Vale a pena!!




sábado, 4 de junho de 2011

Santo Antônio



 

Corpus Christi


Pentecostes

Festa Junina


Atividades Juninas

Já chegou o mês de Junho e, em nossa Paróquia, já estamos nos preparando para a Festa Junina. Mas, além da festa junina celebramos o que é mais importante, claro!  Pentecostes e Corpus Christi.
Por isso, deixo aqui algumas atividades que podemos aplicar na catequese neste mês.

Divirtam-se!!




Pentecostes
(recortar e colar)










Essas 3 últimas atividades bem legais do blog http://jardimdafe.blogspot.com/