terça-feira, 31 de maio de 2011

Sorteio de 3 Revistas

Olá amigos (as),

Devido a compromissos na Igreja não pude acessar o blog no dia 29, mas aqui estão os ganhadores das revistas:
1. Rita (Paróquia Sta. Francisca Xavier Cabrini)
2. Diego (Vivarte)

Nem foi possível fazer o sorteio no Random.org pois só foram dois nomes. E como tinha 3 revistas para sorteio... então façam as contas rsrsrs

Agradeço de coração pelos amigos em Cristo Diego e Rita que visitaram o blog, deixaram recado e se tornaram seguidores. Assim, entrarei em contato com vocês para enviar a revista.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Pesquisa: Alunos brasileiros são os mais indisciplinados

 

Indisciplina na Catequese?
Será que tem a ver? Leia a pesquisa abaixo:

As salas de aula brasileiras são mais indisciplinadas do que a média de outros países avaliados em um estudo do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês). O estudo, feito com dados de 2009 pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), aponta que, no Brasil, 67% dos alunos entrevistados disseram que seus professores “nunca ou quase nunca” têm de esperar um longo período até que a classe se acalme para dar prosseguimento à aula.
Entre os 66 países participantes da pesquisa, em média 72% dos alunos dizem que os professores “nunca ou quase nunca” têm de esperar que a classe se discipline. Os países asiáticos são os mais bem colocados no estudo: no Japão, no Cazaquistão, em Xangai (China) e em Hong Kong, entre 93% e 89% dos alunos disseram que as classes costumam ser disciplinadas. Finlândia, Grécia e Argentina são os países onde, segundo percepção dos alunos, os professores têm de esperar com mais frequência para que os alunos se acalmem. O estudo foi feito com alunos na faixa dos 15 anos.
Menos distúrbios
O estudo identificou que os distúrbios em sala de aula estão, em média, menores do que eram na pesquisa anterior, feita no ano 2000. “A disciplina nas escolas não deteriorou – na verdade, melhorou na maioria dos países”, diz o texto da pesquisa. “Em média, a porcentagem de estudantes que relataram que seus professores não têm de esperar muito tempo até que eles se acalmem aumentou em seis pontos percentuais.” Segundo o estudo, a bagunça em sala de aula tem efeito direto sobre o rendimento dos estudantes. “Salas de aula e escolas com mais problemas de disciplina levam a menos aprendizado, já que os professores têm de gastar mais tempo criando um ambiente ordeiro antes que os ensinamentos possam começar”, afirma o relatório da OCDE. “Estudantes que relatam que suas aulas são constantemente interrompidas têm performance pior do que estudantes que relatam que suas aulas têm menos interrupções.”
A criação desse ambiente positivo em sala de aula tem a ver, segundo a OCDE, com uma “relação positiva entre alunos e professores”. Se os alunos sentem que são “levados a sério” por seus mestres, eles tendem a aprender mais e a ter uma conduta melhor, conclui o relatório. No caso do Brasil, porém, a pesquisa mostra que os estudantes contam menos com seus professores do que há dez anos. “Relações positivas entre alunos e professores não são limitadas a que os professores escutem (seus pupilos). Na Alemanha, por exemplo, a proporção de estudantes que relatou que os professores lhe dariam ajuda extra caso necessário cresceu de 59% em 2000 a 71% em 2009″, afirma o relatório. Já no Brasil essa proporção de estudantes caiu de 88% em 2000 para 78% em 2009.

Publicado em Educação e Comportamento Por Rafael Vaz

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Eco do Versículo

É uma atividade bem simples para memorizar versículos:


Escreva o versículo num papel grande. Leia junto com a turma apontando cada uma das palavras. Tenha certeza de que as crianças entenderam o que o versículo significa.

Divida a turma em dois grupos, colocando-os em fila, uma de frente para outra para brincar de “Eco do Versículo”. Um grupo diz a primeira palavra do versículo, o outro grupo faz o eco suavemente.

Faça as crianças dizerem todo o versículo desta maneira. Então, troque o papel dos grupos. Faça uma terceira vez, porém dizendo as frases inteiras. Depois de repetir por algumas vezes, faça cada grupo dizer o versículo inteiro e ecoá-lo de volta

sábado, 21 de maio de 2011

Teatro Cristão

Olá Amigos (as)!
Deixo aqui essa dica imperdível!


14º FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO CRISTOARTE
Já estão abertas as inscrições para o Festival Cristoarte. Esse ano, o festival ocorre nos dias 3 e 4 de Setembro de 2011 em São Paulo. Inscreva já seu grupo até 31 de Julho. Leia o regulamento no site:

 
e também:
VIII Semearte
Festival organizado pelo Grupo Paz e Bem de São Paulo – SP

O festival ocorre nos dias 28 e 29 de Maio.

Local: Rua Flória, 108 – Brooklin – São Paulo – SP
Horário: das 8:oo às 18:00
Ingressos: R$5,00 por dia.

Mais informações: http://www.pazebem.com.br/
 

domingo, 15 de maio de 2011

Mês de Maria

 Mês de Maria
 
Em muitos dos meus encontros de catequese os 10 minutos finais são reservados para as crianças colorirem. Escolho os desenhos de acordo com o tema dado no encontro. Assim, deixo aqui alguns escolhidos por causa do Mês de Maria e a devoção a Nossa Sra. de Fátima.

 
e tem também:

 Apresentação do Menino Jesus no Templo



Terço


Homens e Deuses


O filme conta a história de 7 monges cistercienses do Mosteiro de Nossa Senhora de Atlas, martirizados 15 anos atrás, no dia 21 de maio de 1996. Vivendo em paz e fraternidade, podemos perceber o amor dos monges para com o lugar e os irmãos, a comunidade monástica e o Deus transcendente.
Recomendo a todos os cristãos. Aí está o verdadeiro diálogo. Uma idea que me surgiu é: convidar os jovens e adultos de Crisma e junto com os catequistas assistirem ao filme. Por enquanto, só no cinema.
No próximo encontro de catequese discutir e explicar pontos como ecumenismo, as religiões, a visão de cada grupo no filme, etc.
É importante fazer o jovem refletir e raciocinar, e o catequista é o iniciador desse passo.
Bom filme!


 



O AMIGO JESUS




São João evangelista conta a história de Jesus para um grupo de crianças. Ideal para a turma de catequese de primeiro ano.


Paulinas
Tempo: 30 min
Desenho

 

quinta-feira, 12 de maio de 2011

O Carvão

Uma estória pode ajudar o catequizando a entender as relações com o próximo e com Deus.
Veja esta abaixo:

O pequeno Zeca entra em casa, após a aula, batendo forte os pés no assoalho da casa. Seu pai, que estava indo para o quintal para fazer alguns serviços na horta, ao ver aquilo chama o menino de oito anos de idade, acompanha-o desconfiado. Antes que seu pai falasse alguma coisa, fala irritado:

- Pai, estou com muita raiva. O Juca não deveria ter feito isso comigo. Desejo tudo de ruim para ele. Quero matar esse cara!

Seu pai, um homem simples mas cheio de sabedoria, escuta calmamente o filho que continua a reclamar:

- O Juca me humilhou na frente dos meus amigos. Não aceito isso! Gostaria que ele ficasse doente sem poder ir à escola.

O pai escuta tudo calado enquanto caminha até um abrigo onde guardava um saco de carvão. Levou o referido saco até o fundo do quintal e o menino o acompanhou, calado.
 Zeca vê o saco ser aberto e antes mesmo que ele pudesse fazer uma pergunta, o pai lhe propõe algo:

- Filho, faz de conta que aquela camisa branquinha que está secando no varal é o seu amigo Juca e cada pedaço de carvão é um mau pensamento seu, endereçado a ele. Quero que você jogue todo o carvão do saco na camisa, até o último pedaço. Depois eu volto para ver como ficou.

O menino achou que seria uma brincadeira divertida e pôs mãos à obra. O varal com a camisa estava longe do menino e poucos pedaços acertavam o alvo. Uma hora se passou e o menino terminou a tarefa. O pai, que espiava tudo de longe, aproxima-se do menino e lhe pergunta:

- Filho, como está se sentindo agora?
- Estou cansado, mas estou alegre porque acertei muitos pedaços de carvão na camisa.

O pai olha para o menino, que fica sem entender a razão daquela brincadeira, e carinhoso fala:

- Venha comigo até meu quarto, quero lhe mostrar uma coisa.

O filho acompanha o pai até o quarto e é colocado na frente de um grande espelho onde pode ver seu corpo todo. Que susto! Só conseguia enxergar seus dentes e os olhinhos. O pai, então lhe diz ternamente:

- Filho, você viu que a camisa quase não se sujou; mas olhe para você. O mau que desejamos aos outros é como o que lhe aconteceu. Por mais que possamos atrapalhar a vida de alguém com os nossos pensamentos, a borra, os resíduos, a fuligem, ficam sempre em nós mesmos.

Fonte: revista "Comunidade" Paróquia Santa Margarida Maria.

(Cuidado com seus pensamentos; eles se transformam em palavras. Cuidado com suas palavras; elas se transformam em ações. Cuidado com suas ações; elas se transformam em hábitos).

Aplicação da história: pode ser aplicada para falar de ofensa e perdão, principalmente aqueles contra o próximo de pensamentos, ações e palavras.

sábado, 7 de maio de 2011

Catequese Criativa


A proposta deste livro é ajudar os catequistas que estão começando sua missão junto a crianças e jovens.
Mas também recomendo aos catequistas que estão na caminhada há um bom tempo. Pois sempre é bom inovar e ser criativo nos nossos encontros.
Traz diversas sugestões de dinâmicas, em sua maior parte com temas bíblicos, fundamentados.
Muito interessante.


Lembrança Dia das Mães

 Bloquinho de geladeira ou telefone

Fiz essa lembrança para entregar para as mães da Catequese.
Simples de fazer!


Material usado:

*EVA (da sua cor preferida). Escolha uma cor para todas as lembranças.
* Botões (coração, uva, etc)
* cola gliter prata
* papel sulfite (para a mensagem acima do bloco)
* cola quente
* íma de geladeira
* blocos de papel